quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Contextualizando o blog

Um pouco da história...

A expressão Blog é uma abreviação da palavra inglesa weblog onde web, significa rede, e log, diário. Assim, weblog apresenta-se como um diário na internet mantido por um ou mais autores que registram e publicam suas idéias, opiniões, fatos, links, imagens acerca de um ou vários conteúdos com possibilidade de ser acessado por leitores que poderão fazer comentários.
O Blog, como é denominado usualmente, surgiu na década de 90 é uma ferramenta rápida e bem mais simples de ser utilizada, ou seja, ao alcance de qualquer pessoa, independente da faixa etária, sexo, etnia ou classe social, mesmo aquelas sem conhecimentos técnicos especializados, mas com acesso à rede, um endereço na internet e alguma noção de como publicar os textos.
Assim, com as facilidades de edição, o blog se popularizou surgindo então a blogosfera, onde milhões de pessoas partilham ideias, comentam em blogs jornalístico, pessoal, comercial, educativo, dentre outros, um exemplo daquilo que Lévy (1999 p.123) define como sendo a emergência do Ciberespaço que é fruto de um verdadeiro movimento social.
Além disso, são muitas as produções e trabalhos acadêmicos como artigos, dissertações de mestrado, doutorado, revelando a preocupação dos estudiosos em discutir o uso do blog, enquanto “ferramenta”, “apoio”, “sistemas” como são denominados por diferentes autores para ampliar as novas formas de comunicação, relacionamento, aprendizagem individual, coletiva e, sobretudo por possibilitar novos modos de pensar o uso das TICs no contexto das relações humanas e, sobretudo, como meio para a construção de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário